Porquê certificar Aquiculturas?

Porque a certificação é importante

À medida que a população mundial cresce, cresce também a demanda por peixes. O peixe é um alimento com alto valor de proteína, baixo teor de gordura, saudável e nutricionalmente rico.

Mas os métodos tradicionais de pesca não atendem a demanda. Os recursos pesqueiros são finitos e 86% * do estoque de peixes ou são totalmente explorados ou são objetos de sobrepesca. A pesca marinha atingiu o limite de sua oferta.

A aquicultura é a solução. Ela tem a capacidade de atender à demanda global, reduzindo a pressão sobre a pesca de captura selvagem. A aquicultura é o sistema mais rápido de crescimento de produção de alimentos no mundo e, em 2018, mais de metade do peixe consumido no mundo virá dela*.

Mas o rápido aumento da procura de peixes de viveiro apresenta novos problemas. Quando aquicultura não é bem gerida, pode ter uma série de efeitos adversos, como por exemplo: má gestão do local, a poluição da água, a perturbação dos ecossistemas locais e más condições de trabalho. Quanto mais rápido a indústria da aquicultura cresce, maior é o seu potencial impacto sobre o meio ambiente e as comunidades locais. Agora é a hora de resolver esta questão.

Ao promover a criação de peixes mais bem gerida, podemos atender à crescente demanda, minimizando os impactos ambientais e sociais.

* SOFIA, 2012, FAO

Baixar A necessidade de uma aquicultura responsável (em inglês)

O que fazem os Padrões ASC?

Os padrões ASC ajudam a proteger as comunidades e o meio ambiente, e trabalham para garantir a viabilidade contínua da indústria da aquicultura.

Os padrões ASC apresentar um modelo rigoroso para as melhores práticas e se relacionam com:

1. Conformidade legal (obediência à lei, o direito legal para operar)

2. Preservação do meio ambiente e da biodiversidade

3. Preservação dos recursos hídricos

4. Preservação da diversidade de espécies e populações selvagens (por exemplo, evitando fugas que possam representar uma ameaça para o peixe selvagem)

5. Uso responsável de alimentos para animais e outros recursos

6. Saúde Animal (sem uso desnecessário de antibióticos e produtos químicos)

7. Responsabilidade social (por exemplo, sem o trabalho infantil, a saúde e a segurança dos trabalhadores, liberdade de reunião, relações com a comunidade)

Os benefícios da Certificação ASC

Há razões pragmáticas significativas para os viveiros investirem no programa ASC.

  • Fortalecer a sua posição nos mercados existentes e explorar novos mercados.
  • Melhorar o valor de mercado através de uma maior credibilidade dentro da indústria e entre os consumidores.
  • Adotar as melhores práticas da indústria (por exemplo, através do uso eficiente de alimentos e um melhor controle de doenças) para promover vantagem competitiva como as principais indústrias.

Basta entrar em contato para saber mais sobre os padrões ASC e o programa de certificação. Ou mande um e-mail para info@asc-aqua.org.

Leia mais sobre os benefícios da certificação ASC.

  |   Contato   |