Certificação ASC

Sobre a certificação ASC

Padrões Credíveis

Como um membro da organização International Social and Environmental Accreditation and Labelling (ISEAL) as operações da ASC cumprem com os requisitos para o estabelecimento de padrões credíveis. Os padrões ASC foram desenvolvidos de acordo com os Códigos de Boas Práticas ISEAL, atendendo aos requisitos para configuração de um padrão inclusivo e transparente.

Processo de Certificação

O processo de certificação ASC reflete os valores de abertura, inclusão e transparência da organização.

Veja como funciona o processo de certificação:

  • O viveiro faz um contrato com um certificador independente.
  • O certificador trabalha com o viveiro para prepara-lo para a auditoria.
  • A auditoria é anunciada publicamente no site do ASC, pelo menos 30 dias antes, para permitir que as partes interessadas possam providenciar contribuições relevantes.
  • A auditoria irá avaliar a conformidade técnica e social, que requer diferentes conjuntos de habilidades. A equipe de auditoria geralmente usa dois auditores para atender aos requisitos de habilidade.
  • A auditoria avalia a administração do viveiro (faturas, recibos de entrega, etc.)
  • O auditor verifica se a operação foi bem executada na prática, por meio de avaliações visuais e entrevistas com o gestor e pessoal.

A equipe de auditoria irá preparar um relatório “rascunho”, que pode levantar não-conformidades maiores ou menores que o viveiro precisa melhorar. Ambas as partes, em seguida, chegam a um acordo sobre um plano de melhoria, com prazos para cada questão.

Alcançando o cumprimento

Quando todas as principais não-conformidades forem abordadas e os planos de melhoria para as questões menores forem acordados, o certificador vai decidir se o viveiro está em conformidade com o padrão ASC. O relatório “rascunho” estará disponível para consulta pública no site do ASC por no mínimo 10 dias, permitindo que as partes interessadas deem o seu feedback.

O certificador irá processar todas as conclusões da auditoria e as respostas da consulta em um relatório final de auditoria. Este relatório irá indicar se o viveiro foi certificado ou (ainda) não foi certificado.

O certificado do viveiro é emitido pelo certificador  e válido por três anos. Os viveiros estão sujeitos a uma "auditoria de vigilância" anual com uma análise de risco, com foco em planos de melhoria do viveiro e em uma amostra dos requisitos padrões.

As exigências sociais do ASC incluem entrevistas com o pessoal do viveiro, vizinhos e outras partes interessadas a fim de avaliar a conformidade.

Quem pode avaliar de acordo com os padrões ASC?

Certificadores devem atender a certos níveis de desempenho e devem realizar avaliações nos viveiros, como está estabelecido nos Requisitos de Certificação e Acreditação ASC para Viveiros. Auditores também são obrigados a participar de treinamentos específicos dos padrões ASC; incluindo um exame obrigatório para testar a sua compreensão.

Auditores e empresas de certificação são contratadas independentes da ASC. Uma empresa de certificação é mais corretamente chamada de Conformity Assessment Body (CAB), e as vezes como  “certificadora” ou o “organismo de certificação”. Os CABs devem demonstrar para outra empresa independente (Accreditation Services International (ASI)) que tem a habilidade para realizar as avaliações. ASI é um “organismo de acreditação” e credenciam a CAB quando eles tiverem demonstrado a compreensão dos Requisitos de Certificação e Acreditação ASC para Viveiros. Depois da acreditação, CABs são monitoradas pela ASI para assegurar que continuam operando de acordo com os requerimentos ASC.

Cadeia de custódia e rastreabilidade

Uma vez certificados, viveiros podem vender os produtos certificados pelo ASC. Para usar a logo ASC, os sistemas devem estar em condições de assegurar a rastreabilidade. Produtos certificados serão rastreados na sua cadeia de abastecimento através da certificação da Cadeia de Custódia (CoC). Toda as empresas que lidam com produtos na cadeia de abastecimento devem possuir um certificado CoC válido. Só assim os produtos são autorizados a carregar a logo ASC. Para obter a certificação CoC todas as empresas da cadeia de abastecimento devem  atender a requisitos rigorosos e ter sistemas de rastreabilidade no local para garantir que não haja misturas ou substituições. Isso garante que o produto foi produzido em conformidade com as normas da ASC para a aquicultura responsável.

  |   Contato   |